O Camarão Bailarino (Lysmata wurdemanni) é conhecido por ser um invertebrado noturno, onívoro, que vive em águas rasas do Mar do Caribe, Golfo do México, Oceano Atlântico Leste e na costa da Flórida. No geral, esses camarões são encontrados perto de recifes de corais e às vezes em esponjas tubulares, porque é lá que eles encontram seus alimentos, junto com a formação de muitos esconderijos.
Nome: Camarão Bailarino, Peppermint shrimp, Candy Cane shrimp, Caribbean cleaner shrimp
Nome Científico: Lysmata wurdemanni (Gibbes, 1850)
Família: Hyppolytidae
Origem da Espécie: Encontrado nas águas rasas do Mar do Caribe, Golfo do México, Oceano Atlântico Leste, assim como também na costa da Flórida.
Comprimento: Até 4 cm
Expectativa de Vida: Até 2 anos
pH: Manter entre 8.1 – 8.4
Dureza de Carbonatos: Entre 8° – 12° dKH
Temperatura: Manter entre 25°C – 28°C
Nível de Cuidado: Iniciante;
Alimentação: Onívoro. O Camarão Bailarino alimenta-se de restos de ração, detritos, tecidos de peixes e matéria orgânica em decomposição. É um dos animais mais usados para limpar o aquário.
É muito fácil alimentá-los porque geralmente procuram comida no aquário o tempo todo e podem não precisar de alimentação suplementar. No entanto, você pode adicionar pequenos pedaços de peixe fresco ou uma ração em pellets para que eles possam ter uma dieta mais equilibrada. Mas, dependendo do tamanho do aquário e do número de peixes dentro dele, você pode nem precisar alimentá-los.
Além disso, eles são conhecidos por serem excelentes comedores de Aiptasias, pragas que surgem em aquários marinhos que se reproduzem muito fácil e picam corais e peixes. Em alguns casos, os camarões podem acabar comendo as anêmonas menores e deixar as maiores no aquário.
Se isso estiver acontecendo, pode ser que ele não esteja com tanta fome e possui algo melhor para comer. Se a sua intenção é incluí-los para se livrar desse tipo de praga, procure dar menos alimento ou adicione mais deles ao aquário.
Temperamento / Comportamento: O Camarão Bailarino gosta de procurar por comida no fundo do aquário, peneirando a areia e caminhando sobre rochas.
Esta espécie se alimenta de parasitas externos dos peixes. No entanto, eles não são tão eficazes como, por exemplo, o Camarão Limpador.
De um modo geral, eles se dão bem com outros camarões no aquário. O Camarão Bailarino não costuma ter interações agressivas, mesmo com outras espécies de invertebrados no mesmo local. Portanto, são considerados pacíficos e muito sociáveis com os demais animais.
Essa espécie de camarão é considerada um excelente limpador. Na verdade, eles se tornaram muito populares nos últimos anos, já que costumam fazer todo o processo de limpeza do aquário, mantendo-o limpo por mais tempo. Além disso, possuem um preço baixo, além de uma aparência única.
O gênero Lysmata é um dos mais vendidos no mercado devido ao seu valor estético e capacidade de controle de pragas no aquário, principalmente em relação as temidas Aiptasias.
Especialistas em Aquários . Transforme seu espaço em um pedaço do oceano com nossos serviços e produtos de alta qualidade. Descubra a beleza e a tranquilidade dos ecossistemas marinhos em sua casa ou escritório. Visite-nos e mergulhe nesse universo aquático único!"